• MUSEU CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM

Pela necessidade de se preservar, divulgar e manter sob guarda e conservação os instrumentos, utensílios típicos, peças artísticas e históricas referentes à cultura e história itanhaense, foi criado o Museu Conceição de Itanhaém por meio da lei municipal nº 3.628 de 20 de abril de 2010, cujo funcionamento se dá no edifício da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

O espaço abriga itens que valorizam a história, a memória regional e a cultura caiçara apresentando o desenvolvimento de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil, como por exemplo, a carta de batismo do Padre José de Anchieta, a urna funerária que representa antigos costumes indígenas e demais objetos referentes ao tráfico de farinha e a Festa do Divino.

Turistas, veranistas e munícipes visitam frequentemente este importante local o qual também conta com um recente programa de exposições itinerantes no pavimento superior. O valor simbólico de R$2 cobrado para a visitação auxilia na manutenção dos equipamentos culturais do município.