Na região central de Itanhaém é possível identificar sua herança do período colonial por meio da arquitetura local.

Nas fachadas dos comércios e demais edificações percebe-se a importância que a antiga Vila Conceição de Itanhaém tinha nos séculos anteriores.

Além de passagem para viajantes, foi um local de várias comercializações e ponto chave da catequização jesuítica dentro dos ideais da contrarreforma em meados do século dezesseis.

Posteriormente este posto foi passado aos franciscanos que se tornaram os responsáveis por essa tarefa no local, além de desenvolverem outras atividades religiosas, sociais e culturais.

As principais construções que evidenciam o legado cultural, social e religioso deste período são a Igreja Matriz de Santana, a Casa de Câmara e Cadeia e o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, este último atualmente interditado para visitação.

Esses bens culturais de valor inestimável mesmo sendo restaurados ao longo do tempo se mantêm no mesmo local onde foram construídos e preservam ao máximo sua estrutura original.